Representantes dos 20 clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro em 2024 e dirigentes da CBF se reuniram nesta terça-feira (5) na sede da entidade para aprovar novidades para esta edição da competição. Entre as novidades, a definição de que os árbitros terão de explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público nos jogos da competição.
Os anúncios serão feitos pelo microfone que os árbitros já utilizam. A Comissão de Arbitragem da CBF recebeu a aprovação da FIFA para implementar a medida, que já passou por testes na final da Supercopa Feminina 2024.
A primeira rodada do Brasileirão 2024 será aberta no dia 13 de abril. O encerramento da competição está marcado para o dia 8 de dezembro. Pela primeira vez na história, os capitães dos clubes também participaram do encontro virtual.
Confira outras medidas aprovadas pela CBF:
- A partir desta edição, a entidade dará o nome de Roberto Dinamite ao troféu de maior goleador de cada edição da competição. Dinamite foi o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro com 190 gols;
- Pela segunda vez na história, o Brasileirão será paralisado durante os períodos de Data FIFA. Além dos jogos não serem realizados durante as partidas da Seleção Brasileira, os times que tiverem jogadores convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas.
- A partir deste ano, os clubes poderão inscrever até nove jogadores de fora do país. Até o ano passado, o limite era de sete atletas estrangeiros por clube.