Para os aspirantes ao cargo de Fiscal Estadual Agropecuário, estão disponíveis duas áreas de especialização: Defesa Sanitária e Inspeção Animal e Defesa Sanitária Vegetal. Os requisitos para candidatura variam de acordo com a área escolhida; é necessário possuir diploma de graduação em Medicina Veterinária para a primeira opção, e em Agronomia para a segunda. Ambas as posições exigem dedicação de 40 horas semanais.
Quanto ao cargo de Técnico em Fiscalização Agropecuária, os candidatos devem ter formação técnica em Agropecuária, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Este cargo também prevê uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Além disso, o concurso adota políticas inclusivas, reservando 30% das vagas para candidatos que se autodeclarem negros (pretos/pardos) e destina 5% das vagas para pessoas com deficiência, seguindo a legislação atual.
Os interessados devem realizar suas inscrições através do site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do processo seletivo. O prazo final para inscrição é até as 16h do dia 04 de abril de 2024. É importante que os candidatos leiam atentamente o edital para entender todas as regras e requisitos exigidos.
O processo seletivo será realizado em Salvador, e os locais de prova serão comunicados via e-mail aos participantes. A seleção incluirá três etapas: provas objetivas e discursivas, ambas com caráter eliminatório e classificatório, e uma prova de títulos, que será exclusivamente classificatória para o cargo de Fiscal Estadual Agropecuário.