Parte da França está sob vigilância para uma onda de calor nesta quinta-feira (16), com possíveis picos locais de 40ºC, temperaturas já superadas na Espanha, que lida com vários incêndios.

A França é assolada desde terça-feira (14) por uma onda de calor vinda do Magrebe via Espanha, que afetou primeiro o sudoeste do país antes de se espalhar. Temperaturas entre 30 e 35°C foram registradas na quarta-feira (15) na metade sul do país, e tudo indica que os termômetros subirão ainda mais.

A agência meteorológica francesa espera máximas entre 34 e 38ºC nesta quinta-feira, podendo atingir um pico de 40ºC. Na sexta-feira o clima segue escaldante em grande parte do país, com a massa de ar quente se estendendo às regiões do norte e se intensificando ainda mais no oeste e no sul.

Atribuídas ao aquecimento global, esse evento meteorológico está aumentando em todo o mundo. De acordo com Olivier Proust em entrevista à agência AFP, esta onda “tem um efeito agravante na secura do solo” após uma primavera e um inverno particularmente secos, e acentua “o risco de incêndio florestal”,explicou o meteorologista.

Este é o cenário que enfrenta a Espanha, que há seis dias sufoca com temperaturas que ultrapassam os 40ºC e algumas cidades. O incêndio mais preocupante acontece perto de Baldomar, na província de Lérida, na Catalunha (veja foto abaixo), onde o fogo já destruiu 500 hectares de floresta. Segundo o governo regional, as chamas podem se espalhar para 20.000 hectares.

Nesta fase, ninguém foi evacuado na região, mas as autoridades colocaram algumas áreas residenciais em alerta como medida de precaução.

Na Catalunha, outros dois incêndios florestais estavam ativos nesta manhã em Solsona e Tierra Alta, com quase 300 hectares queimados em ambos os casos, segundo o governo catalão. Outro incêndio ocorre na Sierra de la Culebra, em Zamora.

Esta onda de calor, incomum neste período do ano na Espanha, resultou numa explosão de temperaturas em todo o país, com máximas de até 43ºC.

Espanha, que este ano viveu o maio mais quente desde o início do século, segundo a agência meteorológica, já passou por quatro episódios de temperaturas extremas nos últimos dez meses.

A multiplicação das ondas de calor, particularmente na Europa, é consequência direta do aquecimento global, explicam os cientistas, com as emissões de gases de efeito estufa aumentando tanto a intensidade, quanto a duração e a frequência desses fenômenos.

Diante de temperaturas que levam o corpo humano ao limite, algumas empresas se adaptam flexibilizando os horários, principalmente no setor da construção civil.

Na França, as prefeituras adotam medidas para aliviar os moradores, instalando nebulizadores em locais conhecidos como “fornos” e ampliando o horário de funcionamento dos parques e jardins.

FONTEg1.globo.com
Artigo anteriorAtriz Maria Lúcia Dahl morre no Rio aos 80 anos
Próximo artigoQuase 80% de pedidos de refúgio em 2021 são de venezuelanos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui