Com a alta demanda de exames laboratoriais para o diagnóstico da Covid-19, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) alertou nesta quarta-feira (12) para o risco de desabastecimento dos testes, tanto de PCR como de antígeno. A nota recomenda que pacientes assintomáticos e com sintomas leves permaneçam isolados e não procurem testes.

Em comunicado, a associação explica que a alta transmissibilidade da nova variante ômicron causou aumento exponencial de casos, o que demandou significativo aumento da capacidade produtiva global de testes e, se os estoques não forem recompostos, “rapidamente poderá ocorrer a falta de oferta de exames”.

“Quando avaliamos as notícias que vêm de outros países, de que eles já estão sem insumos, é certo que o problema chegará ao Brasil”, explica o presidente do Conselho de Administração da Abramed, Wilson Shcolnik. “Não é possível mensurar nesse momento até quando poderemos atender, pois os estoques são variados dependendo do laboratório e da região, mas há um risco real de desabastecimento”, alerta.

A entidade recomendará, em nota técnica para seus associados, a priorização de pacientes para efetuarem os testes, segundo uma escala de gravidade de sintomas, além de pacientes hospitalizados e cirúrgicos, pessoas no grupo de risco, trabalhadores assistenciais da área da saúde, e colaboradores de serviços essenciais.

“Cessando a testagem de contactantes, assintomáticos e pessoas com sintomas leves, que devem permanecer em isolamento até que o cenário seja normalizado, deixando a possibilidade de teste para os pacientes mais críticos”, reitera Shcolnik.

FONTEmetro1.com.br
Artigo anteriorHomem que fazia escalada morre ao ser atingido por raio em Minas Gerais
Próximo artigoUsuários terão de apresentar certificado de vacinação para acessar Defensoria na BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui