Dono de uma voz inconfundível, de um jeito humilde e muito cativante e de um talento inquestionável, João Gomes já conquistou o Brasil e é a grande promessa para a renovação do piseiro. O sucesso do jovem de 19 anos só reforçou, mais uma vez, o poder das redes em lançar novos artistas. Em pouco mais de três meses, o vaqueiro lançou o seu primeiro álbum, debutou com sucesso no Spotify e tem letras na ponta da língua dos brasileiros. Dos tiktokers aos fãs de piseiro, é difícil encontrar quem não seja apaixonado pelos hits.

Se ainda existiam dúvidas de que o piseiro veio para ficar, João Gomes mostra que o gênero não apenas se estabeleceu, como tem renovado o que vinha sendo construído por DJ Ivis. Para muitos, a prisão do produtor poderia estagnar o cenário musical do forró e a resposta tem vindo em forma de sucessos, não apenas de João Gomes, mas também com Mari Fernandez, Barões da Pisadinha, Vitor Fernandes, Wesley Safadão e Zé Vaqueiro. Um time respeitável!

Mas afinal, o que de tão diferente o cantor nordestino propõe? Gomes carrega com muito orgulho a cultura da vaquejada e conversa com o público jovem como ninguém. As canções de amor com sofrência poderiam ser apenas mais do mesmo no cenário, se não fosse pelas referências ao mundo do rap. Fã declarado de MCs como BK, Lennon, Orochi e Matuê, o vaqueiro usou na criação de Meu Pedaço de Pecado, seu hit principal, versos acelerados em pegada de hip-hop que conquistaram o público. Espontaneidade é seu forte e foi com essa intuição que já chegou a alcançar a posição de mais ouvido no país no YouTube. Atualmente, a canção conta com mais de 43 milhões de visualizações na plataforma.

No Spotify não foi diferente e o cantor acumula mais de 36 milhões de plays. Para se ter uma ideia, João Gomes conseguiu o feito de se estabelecer no top 5 do streaming com três músicas diferentes. Meu Pedaço de Pecado garantiu o primeiro lugar, Aquelas Coisas em terceiro, seguida de Se for Amor, com Vitor Fernandes. O primeiro álbum, Eu tenho a Senha, conta com 10 faixas e a repercussão não se limitou às terras brasileiras. O volume de streams foi tamanho, que ele conseguiu conquistar a 37º posição do Top 40 global do Spotify. Entre os 100? Ele também estava lá, com mais dois hits em 73º (Aquelas Coisas) e 82º (Se for Amor).

João Fernando Gomes Valério é natural de Serrita, município do sertão pernambucano, que tem a cultura forte da vaquejada – uma tradicional festa nordestina, em que vaqueiros montados tentam derrubar um boi. Foi a partir dali que o encanto pelo forró de vaquejada iniciou e, agora, domina o país inteiro. A mudança para Petrolina foi marcada não apenas pelo início dos estudos no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, onde cursava agropecuária, como também pelo despertar da coragem para divulgar o talento artístico.

Decidido a gravar vídeos cantando durante uma festa de amigos, João Gomes não poderia prever o tanto que sua vida mudaria. Ele inclusive já compartilhou com a coluna LeoDias como foi esse start: “Tudo se iniciou com uma oração que escrevi no papel, depois a transformei em música com algumas coisas do cotidiano. Comecei na internet, com uns vídeos. Fui buscando melhorar, e até hoje tenho essa cobrança em aprender algo mais. Sei que preciso, e estou indo atrás”. E ele realmente foi! Hoje, o jovem já tem o primeiro DVD gravado, com a participação de nomes como Tarcísio do Acordeon e Vitor Fernandes.

Estabelecido em Petrolina, o artista começou a colher frutos do talento. O empresário Jeovane Guedes foi rápido em lançar João Gomes. Do encontro entre os dois, em fevereiro, Guedes já saiu com a faixa Eu Tenho a Senha e levou a canção para ninguém menos que Tarcísio do Acordeon gravar. Essa foi a primeira composição de João Gomes, que não cobrou nada pela faixa: ele só queria uma oportunidade. Na metade de maio entrou pela primeira vez no estúdio e, em apenas dois dias de produção, gravou o primeiro álbum. Uma semana depois, o disco já estava disponível e, bom, do sucesso que veio depois vocês já sabem.

João não esconde a gratidão aos tiktokers de plantão, que ajudaram – e muito – na divulgação do trabalho. As coreografias de pegada fácil viralizaram entre os jovens e fizeram com que o artista estreasse com o pé direito no cenário musical. Era hora de começar a colher os frutos e, em quase dois meses, a primeira grande conquista veio: o jovem astro emocionou a web ao compartilhar sua primeira aquisição: um ônibus de turnê para percorrer o Brasil.

Na postagem com o vídeo, que virou um dos assuntos mais comentados na internet, João escreveu:

“Que felicidade, meu povo! Mais um sonho realizado. Agradeço sempre a Deus por tudo na minha vida e a todos vocês que vem me acompanhando e torcendo junto comigo. Agora é meter o pau a cantar e dar o melhor de si!”. E não parou por aí! Recentemente, o vaqueiro foi confirmado para o festival Viiixe! Forró e Piseiro, que percorrerá 13 capitais brasileiras em 2022, ao lado de ninguém menos que Xand Avião, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, Nattan, Vitor Fernandes, Felipe Amorim, entre outros artistas.

Ainda com toda humildade e pé no chão que exala, só resta admitir: de Petrolina para todo Brasil, você sabe que conseguiu, João Gomes.

FONTEmetropoles.com
Artigo anteriorVia Bahia planeja investir R$ 8 bilhões nas BR 324 e 116
Próximo artigoPalmeiras x Flamengo será a quarta final brasileira na Copa Libertadores; confira como foram as outras três

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui