Faleceu ontem a noite (20.04), em Salvador BA, o jeremoabense João Carlos Gama de Oliveira, de 82 anos, ex-vereador do município de Jeremoabo BA e Coronel da Reserva da Polícia Militar da Bahia.
Foi “criado” por Dona Edméia Oliveira Sá, casado com Verônica e deixa três filhos: Luciano (Luciano do SEBRAE ou Luciano da Vivo), João Carlos (professor da AGES Jeremoabo) e Fabiano. Foi “criado” por Dona Edméia Oliveira Sá.
João Carlos era muito espirituoso, gostava de ler e tinha uma boa cultura geral. Homem de boa conversa valia sempre a pena conversar com ele. Gostava de música, notadamente da Filarmônica 24 de Junho, para qual fez inúmeras contribuições e era comum vê-lo nos ensaios, quando aqui estava, visto que dividia-se na residência oficial em Salvador BA e aqui em Jeremoabo..
Foi vereador num período difícil de nossa história, assumindo a vereança em 07.04.1963, sendo 1º. Secretário da Câmara Municipal e atravessou o período da ditadura militar como vereador, época do processo de cassação do então prefeito Bento Nolasco de Carvalho.
Toda esta história rendeu-me uma hora de gravação com o próprio que me relatava parte deste processo, onde a Câmara Municipal não tinha muito que se fazer, já que o processo era um Inquérito Militar conduzido pelos militares. Das discussões deste processo tenho várias páginas de atas escritas pelo próprio, então Secretário da Câmara, e que decerto renderá um artigo futuramente.
O sepultamento ocorrerá ainda hoje (21.04) em Jeremoabo BA.