A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou sobre o risco elevado de surtos de dengue tipo 3 nas Américas, com registros desse sorotipo no Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru. A Opas recomenda reforçar a vigilância, o diagnóstico precoce e a gestão clínica para enfrentar o aumento de casos.

O vírus da dengue possui quatro sorotipos, e a imunidade contra um oferece proteção apenas para ele. Infecções subsequentes com outros sorotipos podem causar formas graves da doença. O aumento da circulação de um sorotipo pouco comum, como o tipo 3, pode gerar mais casos devido à maior vulnerabilidade da população.

O sorotipo 3 tem sido associado a formas graves, mesmo em infecções primárias. A Opas destaca que o ressurgimento desse sorotipo eleva a vulnerabilidade, especialmente em áreas sem exposições anteriores.

Em 2024, as Américas registraram 13 milhões de casos de dengue, com 22.684 quadros graves e 8.186 mortes. Em 2025, já são 238.659 casos, com 263 graves e 23 mortes, sendo a maioria concentrada no Brasil.

FONTEmetro1.com.br
Artigo anteriorTRE aprova as contas eleitorais da vereadora Eulina Amorim, em Ribeira do Amparo-BA
Próximo artigoPonte Salvador–Itaparica pode ficar pronta só em 2032; entenda

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui