Cinco alunos baianos, estudantes do Colégio da Polícia Militar (CPM), da unidade do Lobato, em Salvador, serão premiados pela NASA pelo segundo ano seguido. Por descobrirem seis asteroides, eles receberão um prêmio em Brasília, no dia 9 de novembro.
Os adolescentes participam do projeto “Caça Asteroides”, iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, junto com a Agência Espacial Americana. O projeto, que conta com a participação de qualquer estudante interessado no assunto, busca fomentar a busca de novos corpos celestes que possam causar riscos ao planeta Terra.
Júlia Rocha, Maria Clara Ribeiro, Larissa Vieira, Robert Figueiredo e Jeferson Nascimento analisam os movimentos que esses corpos fazem e, se identificado algum padrão específico, passam a analisar outras informações, como a magnitude, para emitir relatórios. Os estudos são feitos através de imagens captadas por telescópios extremamente potentes e enviadas para os alunos em formato de GIF, através de um aplicativo.
Para o diretor do colégio, o tenente coronel da Polícia Militar, Paulo José, o objetivo da instituição é incentivar os estudantes a irem além dos assuntos abordados na sala de aula. “Identificamos nossa escola como um celeiro de talentos, então isso nos deixa muito feliz”, disse.