A presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, suspendeu a opção de empréstimo consignado do Auxílio Brasil. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (12), tendo como justificativa a falta de condições apresentadas pelo banco para bancar as prováveis perdas advindas com inadimplência durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com Serrano, a decisão apresenta duas motivações principais. “O primeiro é que o governo está revendo o cadastro. Então, não seria de bom tom [manter]. O segundo é que os juros são muito elevados para essa parcela da população”, afirmou. A parcela do empréstimo, vale lembrar, podia  ser de até 40% do valor do benefício. O pagamento, por sua vez, acontecia  por meio de desconto direto no benefício da família.
Com o ingresso no cargo nesta quinta-feira, a posse da nova presidente aconteceu na sede da Caixa Cultural em Brasília, em evento que contou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a primeira-dama, Janja, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em depoimento à imprensa, Serrano afirmou que a Caixa e o Banco do Brasil devem ser o motor do novo programa de renegociação de dívidas, uma das propostas de Lula.
No momento, assegurou Serrando, os critérios do programa estão sendo definidos pela equipe econômica do governo e os presidentes dos bancos públicos. A expectativa é que ele seja lançado em fevereiro deste ano.   O ministro da Fazenda, no entanto, declarou que o programa deve ser finalizado logo após seu retorno da viagem à Suíça, onde ele participa do Fórum Econômico Mundial, na próxima semana.
A presidente da Caixa disse, também, que pretende renegociar com o (TCU) mais prazo para devolução de R$ 20 bilhões em recursos transferidos pelo Tesouro para investimentos. “Nos próximos dias vou ao TCU tentar mais prazo, oito anos. É demais para o banco devolver R$ 5 bilhões, em média, por ano”, compartilhou.
FONTEtribunadonorte.com.br
Artigo anteriorBaiano de Araci cumpre promessa e pedala 1.462 km até Brasília para acompanhar posse de Lula
Próximo artigoMédicos retiram granada não detonada alojada perto de coração de soldado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui