Começa nesta terça-feira (10) o Campeonato Baiano, primeira competição a ser oficialmente iniciada na temporada 2023 para os times do estado.  Na temporada 2023, os responsáveis pelo pontapé inicial serão Itabuna e Jacobinense, campeão e vice, respectivamente, da última edição da Série B da competição.

A partida está marcada para às 21h30, no Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, e coloca frente a frente duas histórias diferentes. .Enquanto o Itabuna é um clube fundado há 55 anos. vice-campeão do Baianão de 1970, e está de volta à elite após 11 anos, marcando sua 37ª participação. Já o Jacobinense é novato. Criado há pouco mais de um ano, o Azulão do Sertão vem em uma ascensão meteórica: fez sua estreia na segunda divisão do estadual no ano passado, conseguiu o vice-campeonato e já se prepara para a primeira participação entre os 10 melhores.

O Bahia só entra em campo amanhã, às 19h15, contra a Juazeirense. O jogo será no estádio de Pituaçu, já que a Arena Fonte Nova receberá um festival de música. Já o Leão entra em campo quinta-feira (12), sonhando com a 30ª taça. O rubro-negro visita o Bahia de Feira na Arena Cajueiro, às 19h15.

O calendário da competição tem programado um Ba-Vi, marcado para o dia 29 de janeiro, um domingo, às 16h. O confronto, válido pela 5ª rodada, terá mando de campo do Bahia. É o único clássico entre os dois times garantido no estadual, que pode ter mais dois caso os rivais se cruzem em uma das semifinais ou na final. Vale lembrar que haverá ao menos outro Ba-Vi em 2023, pela Copa do Nordeste.

Essa será a 119ª edição do Campeonato Baiano, o segundo estadual mais antigo do Brasil.  A primeira fase terá nove rodadas, com as dez equipes se enfrentando apenas em jogos de ida. Essa etapa se encerra no dia 26 de fevereiro. Os dois últimos colocados serão rebaixados. Já os quatro melhores classificados avançarão para as semifinais, que definirão os finalistas em partidas de ida e volta, marcadas para os dias 12 e 19 de março. A decisão também acontecerá em dois confrontos, nos dias 2 e 9 de abril.

FONTEmetro1.com.br
Artigo anteriorMenino de 7 anos mata amigo de 11 esfaqueado durante briga
Próximo artigoTropa de 40 policiais militares de Sergipe embarca para Brasília

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui