A Bahia registrou um aumento de 653% nos casos registrados de Covid-19 nos primeiros seis dias desse ano. O percentual foi contabilizado pelo g1 a partir dos dados divulgados pela Central Integrada de Comando e Controle da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

No dia 1º de janeiro, 171 casos foram validados pela Sesab. Já na quinta-feira (6), o estado registrou 1.288 casos de coronavírus. O aumento dos registros começou na terça-feira (4), quando 712 casos foram contabilizados.

A tendência é de que esse aumento se mantenha nos próximos dias, já que o número de pessoas testadas também está se elevando. Na Bahia, mais de 1,97 milhões de pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

Em todo o estado, mais de 80% dos pacientes hospitalizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com a doença não foram vacinados. O leitos para adultos estão com 56% de ocupação, enquanto os pediátricos chegam a 86%.

Em Salvador, o secretário de Saúde Leo Prates disse que uma nova onda de Covid-19 está se desenhando. Somente no ponto de testagem montado no bairro do Bonfim, aberto na última terça-feira (4), os números de casos positivos passou de 3, no primeiro dia, para 83 na quinta-feira (6).

Além desse posto, Salvador tem outras 46 unidades de saúde farão testagens gratuitas de Covid-19. Apesar de já ter atingido 85% de cobertura vacinal contra a doença, ou seja alcançado um percentual de público alvo que já tomou a segunda dose do imunizante, ou que tomou a dose única da Janssen, a capital baiana tem mais de 200 mil pessoas que ainda não tomaram a segunda dose.

A vacinação de crianças contra a Covid-19 ainda não foi iniciada na Bahia, nem há uma previsão de quando será começada. Isso acontece porque o Ministério da Saúde ainda não anunciou uma data para a aplicação dos imunizantes, para as crianças de 5 a 11 anos.

Como reflexo da falta de vacinação, os leitos pediátricos estão quase totalmente ocupados. A capital tem apenas três leitos infantis de UTI, disponíveis para tratamento da Covid-19. No caso dos leitos de enfermaria, somente dois estão disponíveis.

Ao todo, a ocupação de enfermaria pediátrica é de 93%: dos 30 leitos disponíveis, 28 estão ocupados. Com relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 85% estão com pacientes hospitalizados: dos 20 leitos implantados, 17 estão ocupados.

Atualmente, apenas dois hospitais oferecem leitos para crianças em Salvador: o Martagão Gesteira – maior unidade pediátrica do Norte e Nordeste –, e o Instituto Couto Maia – que é a maior referência em doenças infectocontagiosas do país.

No Martagão, 100% dos leitos de enfermaria estão ocupados, enquanto 80% da UTI pediátrica também está cheia. Já no Couto Maia, a ocupação dos leitos de enfermaria está em 80%, enquanto os de UTI para crianças está em 90%.

 

FONTEg1.globo.com
Artigo anteriorVeja a lista dos carros novos mais vendidos em 2021
Próximo artigoPrimeira-dama de Equador-RN morre em acidente de carro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui