Municípios do interior baiano estão com estoque zerado da vacina BCG, aplicada em crianças, nesta quinta-feira (2). Cidades nas regiões norte, oeste e centro-norte do estado tiveram as últimas doses descartadas ao atingirem prazo de validade e os lotes não foram repostos nas unidades.

Na região norte, por exemplo, unidades de saúde de Juazeiro, Capim Grosso e Jacobina tiveram as últimas doses válidas até terça-feira (1). Em Juazeiro, maior município da região, 450 doses não foram aplicadas porque passaram do prazo.

A Secretaria de Saúde do município informou que faz a solicitação ao Núcleo Regional de Saúde duas vezes por mês e aguarda a chegada de novas doses. A previsão é que sejam enviadas na próxima semana. Em Jacobina, 80 doses foram perdidas e não há previsão reabastecimento. Já em Capim Grosso, 60 doses precisaram ser descartadas e também não há previsão de chegada.

Em Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, a aplicação de vacina BCG também está suspensa. Segundo o secretário da Saúde, Marcelo Brito, o último lote chegou em 26 de novembro, mas venceu quatro dias depois.

Desde terça-feira (30), as unidades básicas de saúde e o Hospital da Mulher não aplicam a BCG em crianças. Somente no hospital, aproximadamente 30 crianças são vacinadas todos os dias.

A prefeitura de Feira de Santana informou que recebe as vacinas da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, que repassam depois de receber o imunizante do Ministério da Saúde.

Já em Barreiras, no oeste baiano, a vacina BCG está em falta há mais de 30 dias, de acordo com a Coordenação de Imunização da cidade. Segundo a Regional de Imunização do Oeste, a falta do material afeta todos os municípios da região.

As últimas doses na região estavam na cidade de São Desidério, mas o prazo de validade também expirou no dia 30 de novembro.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o desabastecimento dos imunizantes é resultado do atraso no cronograma de entrega do Ministério da Saúde, que nega a situação.

Já Ministério da Saúde afirma que, ao longo de 2021, distribuiu 100% das doses solicitadas da vacina BCG para a Bahia. Ainda segundo o Ministério, não houve solicitação do insumo nos meses de março e outubro.

A pasta ainda reforçou que não há desabastecimento da vacina BCG no país, pois existe quantidade suficiente em estoque. O Ministério não se manifestou sobre o envio das doses que a Sesab afirma aguardar.

A BCG faz parte do calendário vacinal infantil e está na lista de nove imunizantes que protegem os recém-nascidos de diferentes doenças, como a tuberculose, por exemplo. Os especialistas indicam que o imunizante seja aplicado após o nascimento do bebê, com o prazo de, no máximo, um ano de idade.

FONTEg1.globo.com
Artigo anteriorAtriz é presa por tirar foto sem roupa com o filho de 7 anos
Próximo artigoHomem esfaqueia a mulher e mata a sogra após mantê-las reféns

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui