Publicação da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) realizada no dia 28 de abril de 2020 indica que a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB) concluiu a instalação dos cinco poços do Projeto Tucano Noroeste, que integra o Programa Águas do Sertão – Aqüífero da Bacia Tucano, e vai atender mais de 58 mil pessoas dos municípios de Euclides da Cunha e Monte Santo, sedes, a localidade de Pedra Vermelha e outras 15 localidades.

Dos cinco poços que fazem parte do Projeto Tucano Noroeste, dois deles se encontram em operação, abastecendo a sede municipal de Euclides da Cunha.

De acordo com o órgão, a obra está em fase final, tendo alcançado mais de 90% de avanço físico. Já foram testadas as redes de distribuição das sete localidades em Euclides da Cunha, as demais nove localidades de Monte Santo já possuem redes de distribuição executadas a serem testadas posteriormente. A adutora de água bruta que leva água de Euclides a Monte Santo, com extensão total de 37 km, 60% desta já foi testada. O reservatório de 2.000 m3 de Monte Santo já está em fase de finalização e o de Euclides da Cunha, também com capacidade de 2 mil metros cúbicos, concluído e testado.

Essas obras passam pela cidade de Euclides da Cunha, com instalações iniciadas perto do Hospital ACM em direção ao bairro Dengo, cortando vias públicas importantes no centro, do bairro Caixa D’Água, além do bairro Dengo, de onde a tubulação segue em direção ao município de Monte Santo. As escavações do solo já estão em fase final, e assim que forem concluídas, liberará o tráfego de veículos e pessoas com menores transtornos.

Em nota, a Embasa emitiu uma nota de esclarecimento reconhecendo as “inúmeras reclamações sobre os transtornos causados pela implantação da adutora Tucano Noroeste, realizada em Euclides da Cunha e Monte Santo, esclarecendo à população que a obra é de responsabilidade da Cerb e visa ampliar a oferta de água nos dois municípios”. Na nota, a empresa pede a compreensão da população e ressalta a importância do empreendimento para a melhoria do abastecimento na região.

Na mesma nota, a Embasa aproveita a oportunidade para informar que deu início nesta segunda-feira (03) ao atendimento presencial por meio de agendamento prévio no aplicativo ou através do site da Embasa.

FONTEeuclidesdacunha.com
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