Salvador é uma das cidades escolhidas para participar de um projeto-piloto de Destino Turístico Inteligente (DTI) do Brasil, criado pelo Ministério do Turismo (MTur). A iniciativa tem como objetivo ampliar a competitividade dos destinos turísticos, melhorando e potencializando o desenvolvimento do turismo tecnológico, sustentável e acessível, além de apresentar destinos mais competitivos, atraentes e inovadores, tanto para os visitantes como para os residentes.

Com o Destino Turístico Inteligente, os empreendedores de serviços turísticos deverão ganhar com a ampliação da visitação, gerando economia e renda para a cidade. Já o visitante terá uma experiência diferenciada no destino turístico escolhido, desde o momento de comprar a viagem até um passeio na praia.

O modelo metodológico foi criado a partir de uma parceria com o Instituto Argentino Cidades Del Futuro (ICF) e com a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (Segittur), da Espanha, instituições pioneiras no segmento.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Fábio Mota, a expectativa é grande de participar de um projeto inovador e que vai beneficiar muito a cidade e os visitantes. “Pela primeira vez o Brasil vai ter uma politica pública de Destinos Inteligentes de Turismo e Salvador não poderia ficar fora desse contexto e pela pujança que representa o turismo para a cidade. Estamos felizes por nossa capital ser agraciada por essa ação do MTur. Vamos capacitar nossos funcionários e entrar nesse nicho de mercado com inovações tecnológicas e fidelizar o turista nacional que hoje está viajando em função da pandemia internamente”, comemorou.

Dinâmica – A iniciativa envolve o desenvolvimento de uma metodologia adaptada à realidade brasileira para a realidade de Destinos Turísticos Inteligentes. Além disso, será realizado um diagnóstico situacional dos destinos que farão parte do projeto e a capacitação de gestores federais e locais.

Está previsto, ainda, o acompanhamento da implementação das soluções relacionadas à eficiência na governança; a correta utilização de recursos públicos; o respeito às normas de acessibilidade e aos princípios de sustentabilidade e, também, a utilização da tecnologia a favor da valorização dos destinos e seus patrimônios, ao mesmo tempo que atenda às demandas dos turistas e visitantes.

FONTEvisaocidade.com.br
Artigo anteriorCovid-19: estudo revela que vacinas da Pfizer e da Moderna são seguras para grávidas
Próximo artigoInteligência emite alerta para maletas de grampos ilegais na Esplanada como tentativa de espionagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui