Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (17), apontou que entre 2000 e 2018, a Bahia registrou, em números absolutos, o maior crescimento da área agrícola no Nordeste. O resultado deixou o estado com o 6° maior resultado do país.

Segundo o IBGE, durante os 18 anos, o território baiano destinado à agricultura cresceu 87,4%, passando de 16.808 para 31.490 km². A expansão da fronteira agrícola, sobretudo na região oeste, foi apontada como o processo que mais modificou o uso e cobertura da terra no estado, no período.

Mesmo em termos relativos, o crescimento da área agrícola na Bahia (87,4%) ficou entre os dez maiores do país, em 9° lugar.

Entretanto, de acordo com o órgão, apesar do avanço da área dedicada à agricultura, a Bahia tinha, em 2018, apenas 5,6% dos seus 564.723 km² ocupados pela atividade (eram 3,0% em 2000), 12ª participação entre os 27 estados.

A expansão agrícola foi, por outro lado, o principal fator que levou a Bahia a perder 29,4 mil km² de vegetação nativa em 18 anos. Foi a 5ª maior redução absoluta do país, concentrada nas áreas campestres, principalmente no cerrado do oeste do estado.

O IBGE informou também que em 2018, pouco mais da metade do território baiano (52,4%) era coberto por vegetação nativa. A proporção era apenas a 14ª entre os 27 estados. Naquele ano, a vegetação campestre era a cobertura da terra predominante e ocupava pouco mais de 1/3 da área da Bahia (34,4%).

Curiosidades

  • O segundo tipo de uso do solo que mais se expandiu na Bahia durante o período foi a pastagem com manejo. A área ocupada por essa atividade passou de 48.820 para 55.450 km² (crescimento de 13,6%).
  • O aumento da área territorial dedicada à agricultura, na Bahia, foi a principal causa da supressão de vegetação nativa.
  • Nesses 18 anos, o estado viu sua área de vegetação nativa – formada por florestas e vegetações campestres, como o cerrado e a caatinga – encolher.
  • A área de florestas também foi reduzida. Nesse caso, a mudança se deu, sobretudo, pelo avanço das pastagens e de formas de uso mistas, chamadas de mosaicos, nas quais não se consegue identificar qual é a dominante.

 

Confira o gráfico e o mapa que mostram a distribuição das classes de cobertura e uso da terra no estado:

Gráfico mostra a distribuição das classes de cobertura e uso da terra no estado — Foto: Reprodução / IBGE

Gráfico mostra a distribuição das classes de cobertura e uso da terra no estado — Foto: Reprodução / IBGE

Mapa mostra a distribuição das classes de cobertura e uso da terra no estado — Foto: Reprodução / IBGE

Mapa mostra a distribuição das classes de cobertura e uso da terra no estado — Foto: Reprodução / IBGE

As informações constam do Monitoramento da Cobertura e Uso da Terra, realizado pelo IBGE desde o ano 2000, com base na interpretação de imagens de satélite, levantamentos de campo e consultas a fontes de informação complementares.

A partir de 2010, ele passou a ser atualizado a cada dois anos. Em 2020, pela primeira vez, há informações desagregadas para cada estado.

FONTEG1
Artigo anteriorCão vaga por corredores de hospital à procura de dono morto
Próximo artigoCantor Agnaldo Timóteo é internado na UTI com Covid-19

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui