As eleições municipais de 2020 ficarão marcadas na história do país por ter sido realizada em meio a uma pandemia. Para realização do pleito com segurança sanitária, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou a eleição por 42 dias. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Jatahy Fonseca, o pleito transcorreu dentro da normalidade e ponderou que as eleições municipais “são as mais difíceis”.

O presidente da Corte Eleitoral declarou que a responsabilidade de realizar uma eleição segura não era responsabilidade apenas da Justiça Eleitoral, “mas principalmente dos candidatos e dos partidos políticos”. “Não é aceitável que alguém que se propõe a exercer um cargo político, prefeito ou vereador, possa fazer aglomeração.

Isso não coloca só em risco a saúde deles, afeta a saúde das pessoas que não estavam no evento”, avaliou. Ainda na entrevista, Jatahy Fonseca falou sobre a cultura de judicialização da eleição. “O que observamos é que, ao invés de buscar voto, de convencer o eleitor do seu programa, eles ficam preocupados de retirar o adversário do campo de batalha. Mas acho que isso é do próprio regime democrático. É natural”, comentou. Clique aqui e confira a entrevista na íntegra.

FONTEbahianoticias.com.br
Artigo anteriorINSS, AGU e MPF firmam acordo para acabar com filas por benefícios
Próximo artigoBeneficiários do Bolsa Família recebem hoje 3ª parcela de auxílio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui