Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou ontem (12) três novos casos da doença de Haff, conhecida como a “doença da urina preta”, Camaçari. Segundo o comunicado, todas as pessoas relataram consumo de pescado.

O Centro Informação Estratégica em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS) alerta que a doença de Haff é uma síndrome de rabdomiólise (ruptura de células musculares) sem explicação, e se caracteriza por ocorrência súbita de extrema dor e rigidez muscular, dor torácica, falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo, além da urina cor de café, associada a elevação sérica de da enzima CPK, associada a ingestão de pescados.

A secretaria explicou que a doença pode evoluir rapidamente para insuficiência renal e pode levar a morte caso não seja tratada.

Em agosto, o município de Entre Rios registrou a ocorrência de três casos suspeitos de doença de Haff, todos relacionados com a ingestão de pescado. Houve consumo do peixe conhecido como “olho de boi” por cinco pessoas da mesma família e sete horas depois apareceram os sintomas: fortes dores no corpo, tontura, náuseas e fraqueza.

Em Salvador, nos meses de setembro e outubro, seis casos foram registrados em duas unidades hospitalares.

FONTEmetro1.com.br
Artigo anteriorRibeira do Pombal-BA confirma 04 casos positivos e 03 curados de COVID-19, acesse para mais informações
Próximo artigoEleitor que não justificar a ausência terá 60 dias para regularizar o título

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui