Os eleitores que deixarem de votar neste domingo, 15, e não justificarem o voto, no prazo de 60 dias, terão que pagar uma multa para regularizar a situação do título. O eleitor deve ir a um cartório eleitoral e pagar o valor de cerca de R$ 3,50 por votação não comparecida.

Além do formulário, o eleitor deve anexar documentos que comprovem o motivo que o impediu de comparecer no dia do pleito. Pela internet, além do aplicativo e-Título, o eleitor pode justificar a ausência utilizando o “Sistema Justifica” nas páginas do TSE ou dos tribunais regionais.

No formulário online, o eleitor deve informar seus dados pessoais, declarar o motivo da ausência e anexar comprovante do impedimento para votar. O requerimento de justificativa gerará um código de protocolo que permite ao eleitor acompanhar o processo até a decisão do juiz eleitoral. A justificativa aceita será registrada no histórico do eleitor junto ao Cadastro Eleitoral.

O Tribunal Superior Eleitoral explica que a não regularização da situação com a Justiça Eleitoral pode resultar em sanções, como impedimento para obter passaporte ou carteira de identidade para receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público.

A não justificativa também pode impedir que o eleitor participe de concorrência ou administrativa da União, dos estados, Distrito Federal e municípios, além de ficar impedido de se inscrever em concurso público ou tomar posse em cargo e função pública.

O acolhimento ou não da justificativa apresentada ficará, sempre, a critério do juiz da zona eleitoral em que o eleitor for inscrito.

Prazos

  • Até 14 de janeiro de 2021 (ausência no primeiro turno – 15.11.2020);
  • Até 28 de janeiro de 2021 (ausência no segundo turno – 29.11.2020, se houver).
FONTEatarde.com.br
Artigo anteriorSesab registra três novos casos de doença de Haff em Camaçari
Próximo artigoPropaganda eleitoral nas ruas só pode ser feita até este sábado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui