Foi aprovado nesta terça-feira, 5, pela Câmara Municipal de Salvador, o projeto que prevê a suspensão dos cortes de fornecimento de água por falta de pagamento pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Voltada principalmente à famílias em situação de vulnerabilidade social, a medida seria válida por tempo indeterminado na Bahia e é de autoria do vereador Demetrio Oliveira (DEM).
Com o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Salvador, o projeto de indicação, já aprovado em Plenário, agora segue para a sanção do governador Rui Costa. Segundo Demetrio, o objetivo é reduzir os impactos negativos provocados pela pandemia do novo coronavírus na economia e na renda, sobretudo para desempregados, sem possibilidade de obter o sustento.
No início de abril, Rui Costa, anunciou uma medida parecida, na qual o estado se propôs as contas de água de famílias inscritas no cadastro social da Embasa, que consomem menos de 25 metros cúbicos pelos próximos três meses. O governo afirmou ainda, que pagaria a conta de luz de famílias com consumo inferior a 80 quilowatts também por 90 dias.