Nesta terça-feira (05), que marcou a volta das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Cícero Dantas (BA), os vereadores presentes aprovaram a criação de uma comissão especial que discutirá e avaliará as medidas de combate à Covid-19 na cidade.
Cícero Dantas ainda não registrou nenhum caso da doença e segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, só possui um caso suspeito do novo coronavírus. Apesar deste cenário aparentemente positivo, os vereadores se mostram cada vez mais preocupados com o avanço da doença em municípios vizinhos e com o aumento da circulação de pessoas nas ruas cicerodantenses, e por isso pretendem intensificar as discussões em torno do papel do poder público municipal no combate à Covid-19.
O vereador Jackson Almeida (PDT), discursou na tribuna do plenário e pediu agilidade da casa na montagem do colegiado: “Eu não poderia deixar de falar nessa casa hoje … pedindo do fundo do meu coração que a gente fala essa extrema reflexão, e que hoje crie essa bendita comissão especial para discutirmos de verdade o problema do Covid-19. Nós precisamos tirar algumas horas da semana, todos os dias precisamos nos reunir virtualmente para ouvir as pessoas, o sistema de saúde, os empresários, as pessoas necessitadas e famílias vulneráveis, para que possamos traçar de verdade, sem fingimento ou politicagem”.
O vereador Nininho de Nedito também comentou sobre a importância da iniciativa, mas disse ser preciso garantir que ela venha a funcionar de verdade. “Sou favorável no sentido de formar essa comissão, mas desde que ela tenha como membro principal a Comissão Permanente de Saúde, porque aí vai funcionar, como funcionou uma vez na época da Casa do Estudante em Aracaju; então, peço que vamos fechar os olhos para politicagem, mas vamos fiscalizar o poder executivo, pois os recursos estão entrando”, salientou o parlamentar.
Ao final da sessão, os vereadores decidiram que a comissão será composta pela Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social da casa, e contará dentre outros grupos, com a representação do Conselho e Secretaria municipais de Saúde, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Secretaria de Educação, com a presença de um membro e suplente. O presidente da casa, Abelardo Júnior (PP), pretende, a partir desta quarta (06), encaminhar ofícios aos convidados para representação no colegiado; a proposição foi aprovada por unanimidade.
MOÇÃO DE PESAR
Uma moção de pesar também foi aprovada pelos vereadores em decorrência do falecimento de Renato Pires, primeiro cicerodantense a perder a vida por conta da Covid-19; ele tinha 64 anos de idade, não possuía comorbidades e residia no estado de São Paulo.