O lockdown (bloqueio total) dos serviços não essenciais na Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão, entrou em vigor hoje (5). É o primeiro caso de bloqueio total no país em meio à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os governos de estados como Rio de Janeiro, Pernambuco e Pará já cogitam adotar a medida, assim como os prefeitos das capitais paraense, pernambucana e do município paraibano de Santa Rita.

O lockdown na Grande São Luís foi decretado pela Justiça após um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontar que o Maranhão é o estado com maior ritmo de crescimento no número de mortos por Covid-19 no país. Até a noite de ontem (4), o Maranhão havia registrado 4.530 pessoas infectadas e 271 mortes, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Entre as medidas adotadas, estão a suspensão de atividades não essenciais; proibição da entrada e saída de veículos por dez dias, com exceção para caminhões; suspensão da circulação de veículos particulares; e limitação da circulação de pessoas em espaços públicos.

Quem não cumprir as regras estará sujeito a advertência ou multa. Estabelecimentos podem sofrer interdição parcial ou total, no caso de empresas.

FONTEMETRO1
Artigo anteriorPara manter formato de disputa, presidente do Bahia cogita término do Brasileiro em 2021
Próximo artigoCâmara deve votar hoje segundo turno da PEC do Orçamento de Guerra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui