Na manhã desta terça-feira, 5, a médica mastologista Daniela Almeida concedeu entrevista ao programa Isso é Bahia, da Rádio A TARDE FM. A profissional de saúde esclareceu dúvidas sobre o tratamento e a prevenção do câncer de mama em tempos de pandemia do novo coronavírus.

As pessoas com câncer de mama, apesar das recomendações, precisam continuar o tratamento. “Nesses casos, o tempo é valioso”, afirma a especialista. “É de conhecimento de todos que quanto mais cedo o diagnóstico, melhor, pois a chance de agir e o paciente se curar é maior”, disse, porém, salientando que houve uma queda significativa em todo o sistema de saúde devido ao surto mundial de Covid-19.

Segundo Daniela Almeida, é importante ressaltar que as pacientes em tratamento são mais suscetíveis a contrair o coronavírus, porque a radioterapia afeta o sistema imunológico, diminuindo a efetividade de resposta do organismo à uma infecção viral. Nesse caso, frisou a médica, devem redobrar os cuidados em casa.

Ela também contou que não existe fórmula mágica de melhorar a imunidade, no entanto, uma rotina de alimentação saudável, exercícios físicos e o combate ao estresse são fundamentais.

Os pacientes em processo de revisão, com autorização do Conselho Regional de Medicina, podem receber orientações e tratamento viável através de plataformas virtuais, mas por se tratar de uma doença tópica, em alguns casos precisam de uma consulta para melhor avaliação do caso.

Apesar do momento delicado, a especialista afirmou não ter conhecimento da falta de medicamentos no sistema de saúde.

*Sob supervisão do editor Vinícius Ribeiro

FONTEA TARDE
Artigo anteriorMinistro diz que pandemia não será salvação para inadimplentes
Próximo artigoPrêmio da Mega-Sena de hoje deve chegar a R$ 50 milhões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui