Os moradores das regiões sudoeste e oeste da Bahia devem contar com a realização de exames para detectar a Covid-19 (novo coronavírus). A informação foi divulgada pelo governador do Estado, Rui Costa (PT), em uma entrevista à rádio Piatã Fm, em Salvador, na manhã desta terça-feira, 5. De acordo com ele, a ideia é expandir o volume de testes para o interior.
“As cidades de Vitória da Conquista e Barreiras realizam, desde segunda até esta quarta-feira, testes em um laboratório homologado. A cópia é enviada para a capital baiana, e se, durante estes três dias, apontarem os mesmos resultados (do Laboratório Central de Saúde Pública), estarão habilitados para fazer os exames a partir de quinta-feira”, explicou.
Rui se disse preocupado com os testes rápidos nas farmácias. “A farmácia não é o lugar apropriado para isso. Quem vai a este ambiente procurar testes está com algum sintoma. Consequentemente, esta pessoa vai encontrar idosos, que são os mais vulneráveis, em busca de remédios para pressão ou outras doenças. Ou seja, vai aumentar a chance de contaminação”, alertou. Outra preocupação apontada pelo governador é em relação à eficácia dos testes rápidos, que, segundo ele, tem 30% de confiabilidade, a depender da marca do fabricante. Isso quer dizer que a cada 10 testes realizados, sete dão resultados falsos.
Estratégias
A Bahia tem 3.734 casos confirmados de Covid-19 e 141 mortes, de acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), divulgado na noite desta segunda-feira, 4. Ao menos 2.776 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da doença, o que são chamados de casos ativos. Rui Costa disse que está preparando novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e aguardando a chegada de respiradores para atendimento da população.
“Desde o início (da pandemia), adotamos estratégias diferentes de outros estados. Atuamos de forma regional, municipal e microrregional, adotando restrições progressivas. Uma delas foi suspender o transporte intermunicipal nas cidades com registro de contaminação”, avaliou.
Segundo dados do boletim da Sesab, há casos confirmados da Covid-19 em 150 municípios baianos. Rui disse que em 30 deles não há mais circulação do vírus há pelo menos 14 dias. Salvador continua liderando a maior parte dos casos na Bahia, com 63% das ocorrências.
Lockdown
O governador não descartou a hipótese de um ‘lockdown’ (fechamento total de serviços e estabelecimentos) no estado caso haja aumento no número de casos do novo coronavírus. “Se o distanciamento social diminuir, se as pessoas saírem mais, vamos apertar as medidas. Não queremos na Bahia cenas que vimos em outros países e em outros estados do país. É importante que todo mundo compreenda a necessidade de diminuir o contato com pessoas e não fazer aglomeração”, orientou.
Governo Bolsonaro
Alvo de crítica do presidente Jair Boslonaro (sem partido), Rui Costa endureceu o discurso e revelou temer pessoas que não têm apreço pela vida humana. “O Brasil inteiro assiste estarrecido ao comportamento do presidente. Por causa deste comportamento, que trata a doença de forma debochada e irônica, é que a imagem do Brasil no exterior está prejudicada. Ele (Bolsonaro) tem desprezo pela vida humana e pela família das vítimas. Deveria demonstrar o mínimo de sensibilidade” finalizou.