Diante deste cenário de pandemia, ações conjuntas entre as forças militares são realizadas para auxiliar a população. Acionado pelo Ministério da Defesa, a 6ª Região Militar está atuando como força-tarefa entre o Exército, Marinha e Aeronáutica, na Operação Covid-19, no estado da Bahia. Entre os serviços ofertados pelas forças estão a distribuição de alimentos, máscaras, campanhas de vacinação e doação de sangue.

De acordo com o chefe do setor de Comunicação Social da 6ª Região Militar, tenente-coronel Rafael Silva de Barba, como forma de evitar aglomerações, respeitando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) a virtualização do serviço militar foi uma alternativa encontrada pelo Exército. Serviços de seleção e recebimento de documentos estão suspensos até 30 de maio, conforme informou em entrevista ao programa Isso é Bahia, da Rádio A TARDE FM, na manhã desta segunda-feira, 4.

Segundo o militar, o serviço de alistamento segue online, através do site www.alistamento.eb.mil. Inscrições, para escola preparatória de cadetes, única porta de entrada para a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) também poderão ser realizadas de forma virtual, entre 5 de maio até 3 de junho, por meio do endereço www.eb.mil.br. São ofertadas 440 vagas, sendo que 400 para homens e 40 para mulheres.

Questionado sobre a possibilidade de atuação na região Sul do estado, onde os casos de Covid-19 estão crescendo consideravelmente, o tenente-coronel falou sobre a forma de atuação das forças militares nesse tipo de situação. “O Exército atua por meio da constituição federal, por meio da legalidade para atingir a legitimidade. Apoios serão realizados, mas o exército é um apoio, não temos poder de policia, nossos treinamentos são diferentes, atiramos para matar, enquanto a policia atira para conter. Estudos do cenário estão sendo realizados para saber agir quando formos requisitados, vamos colaborar quando as outras forças não puderem atuar”, disse.

FONTEA TARDE
Artigo anteriorGustavo Cabral, biólogo: “Vacina no Brasil começa a ser testada em animais nas próximas semanas”
Próximo artigoAtor Flávio Migliaccio é encontrado morto no Rio de Janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui