O fotógrafo Sebastião Salgado organizou um manifesto com dezenas de personalidades nacionais e internacionais para cobrar das autoridades brasileiras a proteção das comunidades indígenas contra o novo coronavírus e contra invasões de terras. O receio é que a contaminação provoque um grande número de mortes, dizimando os povos originários do Brasil. A carta é assinada por estrelas das artes, da música e do cinema, como Paul McCartney, Madonna e Brad Pitt.


Em entrevista ao Jornal Nacional, ontem (2), Salgado afirmou que as aldeias estão muito expostas, sem proteção, com grandes áreas invadidas. “Eles são muito vulneráveis às doenças de fora da floresta, às doenças de branco, às doenças trazidas de outros países. Eles não têm defesa imunológica, então estão altamente preocupados, hoje com a invasão dos territórios indígenas por garimpeiros, por grileiros por exploradores de madeira e por seitas religiosas, que estão entrando sem nenhuma autorização da Funai, o Brasil ficou sem filtro de proteção aos territórios indígenas. Então, existe uma possibilidade real de exterminação dessas populações indígenas”, destaca.

Entre as autoridades e personalidades que assinam o texto, estão o Príncipe Albert II de Mônaco, Presidente da Fundação Príncipe Albert II e a atriz francesa Juliette Binoche. O cineasta espanhol Pedro Almodovar e os mexicanos Alejandro González Iñarritu e Alfonso Cuarón, também endossam a iniciativa, assim como os atores americanos Meryl Streep, Glenn Close e Richard Gere, os músicos brasileiros Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, dentre outros.

FONTEMETRO1
Artigo anteriorBolsonaro apoia críticas de CFM a pedido de governadores do Nordeste
Próximo artigoBebê de um mês e idosa são diagnosticadas com coronavírus em Lagarto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui