–“É um vírus novo, que ninguém tem resistência contra ele; e sua velocidade de contágio deve-se ao número de pessoas que já se contaminam, mas que são assintomáticas”, disse.

Segundo Osmar, esse tipo de epidemia se espalha de maneira muito rápida, criando uma curva de contágio com grande velocidade. Após o pico, os infectados vão naturalmente criando anticorpos, dificultando a circulação do vírus.

— “É um debate muito intenso essa questão de manter ou não a população em quarentena permanenete, pois o vírus já foi propagado pelo Brasil muito antes do isolamento social”, alertou.

–“Portanto, não faz o menor sentido as pessoas ficarem retidas em suas casas, com o vírus se propagando tão velozmente. Basta que um membro dessa família saia do isolamento para que, na volta, traga o vírus para dentro de casa”.

 

Osmar Terra defende o retorno das crianças às aulas nas escolas, que as pessoas circulem nas ruas – para receber luz solar –  e que as casas possam receber ventilação, e não ficarem fechadas, contaminando a todos”.

A prova, segundo o médico Osmar Terra, são os gráficos de contaminação que demonstram que as medidas de isolamento não “achataram” a curva.

–“Ao contrário, só fizeram aumentar”… Medidas de afastamento, de higiene pessoal (como lavar as mãos), e de limpeza domiciliar (lavar os pisos e terraços das casas com água e sabão), são atitudes profiláticas que diminuem a possibilidade de contágio, recomendou o médico.

Osmar Terra diz que a epidemia vai diminuir naturalmente, e essa diminuição já se iniciou. “A redução no n.o de mortes, que é o que importa, começa a ceder, e até o final de maio, começo de junho, a epidemia será praticamente imperceptível”.

Osmar Terra mostra que a curva de contágio tende a começar a cair na próxima semana,

grafico curva coronavirus

“Chega de assustar as pessoas”, diz Osmar Terra. “A mídia  mais aterroriza que ajuda” no combate ao Coronavírus

No dia em que o Brasil deve superar o número oficial de mortos anunciados pela China, com mais de 4.600 vítimas fatais do coronavírus, o ex-ministro da Cidadania Osmar Terra voltou a criticar as quarentenas em vigor no País.

Numa rede social, Terra voltou a dizer que o isolamento social não tem ajudado a segurar o aumento explosivo de pacientes de covid-19 em hospitais.

–“Para que era mesmo a quarentena imposta pelos governadores? Para achatar a curva de progressão do coronavírus? Pois é… não aconteceu. A quarentena não reduziu um caso da doença e está quebrando o país, inutilmente! Vejam (acima) a progressão da curva no Brasil em 45 dias. Parece achatada? Não”.

FONTENotícias Agrícolas
Artigo anteriorImportado pelos ricos, coronavírus agora castiga os pobres no Brasil
Próximo artigoDia do trabalho: futebol corta empregos por conta do coronavírus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui