As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o Nordeste do Brasil não enfrentará grandes problemas de estiagem neste ano. Segundo os mapas de previsão para o próximo trimestre, toda a região deverá ter volumes acima da média climatológica esperada para o período.

Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, os mapas de previsão de anomalias das chuvas indicam o quanto irá chover acima ou abaixo para o período. Sendo assim, as previsões são válidas para o mês de maio, junho e julho. De acordo o modelo, já o sul do país – que vem enfrentando uma situação crítica pela irregularidades de chuvas desde o Verão, as previsões ainda não indicam uma mudança expressivas nos padrões.

“Está indicando uma alta irregularidade para o sul e Mato Grosso do Sul daqui pra frente. Isso significa que a gente vai ter um maio com alta irregularidade das chuvas no Mato Grosso do Sul e do Paraná”, explica o meteorologista.

Segundo os modelos, as chuvas nestas regiões devem ter 100 milímetros a menos no período dos três meses. Vale lembrar que o produtor de milho safrinha no Paraná e Mato Grosso do Sul podem enfrentar problemas no desenvolvimento das lavouras.

Já para o produtor de cana de açúcar, na região do Nordeste, o cenário é mais positivo e as previsões indicam chuvas acima do que é esperado. Os mapas representam ainda um aumento de quase 100 mm para a região. Toda a região norte do país, inclusive, vem recebendo chuvas expressivas nos últimos dias. Durante essa semana, os volumes registrados na Paraíba chamaram atenção, ficando acima dos 200 mm.

Em Minas Gerais, os modelos indicam que um período de estiagem para os próximos dias, recebendo cerca de 200 mm de precipitação nos próximos três meses, números considerados dentro da média pelo meteorologistas.

Ainda no Sudeste, mas em São Paulo, os volumes podem chegar a ficar relativamente abaixo da média esperada.

Confira o mapa de anomalias válido para os próximos três meses: 

Mapa de anomalias - Inmet
Fonte: Inmet

FONTEnoticias agrícolas
Artigo anteriorBrasil produzirá recorde de 41 mi t de açúcar e mundo passará a superávit, diz Job
Próximo artigoPrefeitura de Cícero Dantas prorroga suspensão de comércio não essencial até 03 de maio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui