Um decreto publicado nesta terça-feira (21), no Diário Oficial do Estado da Bahia determina que os serviços de transporte intermunicipal na cidade de Ribeira do Pombal estarão suspensos a partir de amanhã (22). A decisão foi tomada após a confirmação do primeiro caso de coronavírus na cidades e abrange outros 11 municípios baianos que também já contam com casos da doença. A ordem vale até o dia 03 de maio.
A prefeitura de Pombal também publicou um decreto nesta segunda (20), suspendendo por prazo indeterminado a realização de eventos e atividades que provoquem aglomerações, a presença de fiéis em cultos religiosos – que devem ser celebrados por no máximo três pessoas – e de estabelecimentos comerciais não essenciais como lojas de conveniência, lan houses, barbearias e salões de beleza.
Apesar disso, os serviços de delivery continuam permitidos caso as empresas tenham condições oferecê-los. Já os estabelecimentos considerados essenciais deverão funcionar sob uma série de restrições para evitar a disseminação da Covid-19 pela cidade.
Algumas dessas restrições são a proibição de trabalho presencial para funcionários com mais de 60 anos ou com mais de 50 e com problemas de hipertensão. Trabalhadores diabéticos, com câncer ou com outras doenças cardiovasculares também se inserem nesse grupo. Já as gestantes não devem atuar no atendimento ao público; a ordem também estabelece que as empresas devem fornecer itens de proteção e higiene aos funcionários que devem restringir o acesso de crianças e idosos.
As feiras livres previstas para os dias 23 e 24 de abril também não acontecerão mais. A fraude e o descumprimento das regras mencionadas no decreto pode levar ao fechamento do estabelecimento ou à cassação de seu alvará de funcionamento.