Nos últimos dias, as redes sociais foram invadidas por  uma série de lives, vídeos, imagens de influenciadores digitais que estão emprestando seus perfis para ampliar o rol de informações  sobre a prevenção ao novo Coronavírus, além de ajudarem a levantar o ânimo dos que estão em distanciamento social e até mesmo entreter quem está em quarentena. Nunca se consumiu tanto em mídias digitais e essas plataformas ampliaram o potencial para transformar o momento de crise em novas oportunidades de negócios.

Rafael Coca, fundador da empresa especializada em marketing digital Spark, diz que agora o momento é de parceria e de união, citando a ação de diversos segmentos que estão fazendo campanhas para ajudar os pequenos produtores, restaurantes e profissionais autônomos, estão realizando publicidade sem cobrar cachê e até mesmo usando suas redes sociais para ajudar a arrecadar doações para comunidades e ONGs.  “Um exemplo é o Menu do Amanhã, uma iniciativa criada pelo Gaspaindica para ajudar os restaurantes a manterem um fluxo de caixa durante a quarentena. O cliente compra um voucher com desconto para utilizar no futuro”, cita.

 

Coca também destaca o trabalho realizado pelo projeto #CoronaNoParedão desenvolvido pela ONG Gerando Falcões. “No projeto social diversos influenciadores e celebridades abrem o coração pedindo para todos ajudar com a arrecadação de cestas básicas para doar  nas comunidades durante essa crise do covid-19”, pontua.

Com uma postura parecida, o gerente da Genexus Brasil, plataforma de desenvolvimento software multiplataforma, Ricardo Recchi ressalta o novo momento e o protagonismo das redes sociais, onde as organizações mais bem adaptadas a essa situação – com operações de e-commerce, aplicativos e sistemas de gestão em nuvem – reorganizaram suas estruturas internas e transferiram suas operações para o digital, suavizando os impactos da crise.

“Por outro lado, players de tecnologia, com o propósito de solidariedade, desenvolveram rapidamente soluções para conter o avanço da pandemia. Fica claro que a Transformação Digital não é uma buzzword, uma modinha. Ter processos on-line e ferramentas disruptivas que apoiam o negócio deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou uma necessidade para sobrevivência do negócio”, destaca.

Crises e oportunidades
Para Rafael Coca, a hora é de se reinventar, gerar conteúdos relevantes para o momento, pensando em como ajudar e engajar seus seguidores. “É um momento para criar oportunidades, sem ser oportunista. Criar conteúdo com qualidade, responsabilidade e fazendo valer seu poder de engajamento e comunicação. É muito importante ter o tom adequado nesse momento”, diz o especialista, lembrando que, como profissionais autonomos, diversos influenciadores sofreram com a suspensão ou adiamento de ações comerciais, que não faziam sentido para o momento.

FONTECorreio 24 horas
Artigo anteriorAcidente mata sete jovens que furaram quarentena para ir a festa em São Paulo
Próximo artigoSobe para (6) o número de casos suspeitos de covid 19 em Ribeira do Pombal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui