Mesmo sem casos confirmados de Covid-19, a prefeitura da cidade baiana de Nazaré vai instalar barreiras sanitárias e bloqueios nos acessos ao município, a partir da próxima semana. A administração municipal divulgou um mapa com os pontos onde serão implantadas as medidas (veja abaixo).
As barreiras sanitárias, com monitoramento de temperatura e sintomas, ficarão ativas todos os dias, das 7 às 18h, nos locais indicados. Já os bloqueios começam no dia 24. Somente terão acesso à cidade os veículos (carros de passeio e motos) de residentes de Nazaré ou profissionais de serviços essenciais que atuem no município, com adesivos de identificação. O credenciamento começa no dia 20. O morador deverá portar comprovante de residência ou título de eleitor ou declaração de residência emitida pela Unidade de Saúde da Família (enfermeiro/médico) de referência do seu domicílio. Profissionais devem levar um comprovante da empresa na qual trabalham.
Moradores de Jaguaripe, Muniz Ferreira e Aratuípe poderão ter acesso ao centro de Nazaré para sacar benefícios, mediante apresentação de comprovante de residência, de segunda a sexta, das 7 às 9h. No entanto, o acesso só será liberado depois que servidores da ação social ou áreas afins desses municípios comprovarem a data de recebimento.
Veiculos sem identificação não terão acesso à cidade, mesmo que para visitas momentâneas, a não ser que os ocupantes comprovem isolamento social notificado (de 14 dias) e tenham autorização da Unidade sentinela de Nazaré. Todo morador da cidade deverá ser cadastrado para monitoramento na Unidade sentinela. As medidas de monitoramento de temperatura e sintomas também se estendem aos pedestres, segundo a prefeitura.
A feira livre do município terá o funcionamento restrito, abrindo segunda, terça, quinta e sexta das 6h às 16h; e quarta e sábado das 4h às 16h, com barreiras sanitárias na quarta e no sábado, das 6h às 12h.
Veículos de descarga de mercadorias terão acesso conforme o horário de bloqueio para entrada e saída, até as 15h. A entrada só será permitida com nota fiscal do produto e ocupantes deverão usar máscara de bloqueio.
Veja as barreiras implantadas: