Gisele Cristina Gosuen, consultora da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), acha “pouco provável” que o coronavírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, tenha sido criado em um laboratório de Wuhan, na China. A informação ganhou destaque nesta sexta-feira (17), após o francês Luc Montagnier, vencedor do Nobel de Medicina de 2008, afirmar que cientistas chineses teriam “deixado escapar a nova cepa do vírus.”

 

 

Para a médica, que também atua na Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), não há embasamento científico que sustente a acusação em meio à crise de saúde provocada pelo novo coronavírus, que já infectou mais de 2 milhões de pessoas no mundo todo.

“Essa informação já tinha sido especulada anteriormente, mas não ganhou força. Eu acho muito pouco provável que isso tenha acontecido. Não enxergo nenhum argumento racional que isso tenha realmente acontecido. Até mesmo a forma como ele declarou é estranha”, disse.

Em março, um estudo conjunto entre universidades dos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, que foi publicado na revista científica Nature Medicine — uma das mais respeitadas pela comunidade científica—, concluiu que o novo coronavírus foi originado naturalmente, por meio de seleção natural, e não em um laboratório.

“Quando eu vi essa notícia fui ver se tinham feito alguma publicação científica sobre o assunto. A gente tem que levar em consideração que é uma pessoa idosa, sem querer desrespeitar ninguém. Acho que isso não agrega nesse momento, pelo contrário, pode gerar mais problemas”, completa a médica, que é membro do Comitê de Comorbidades da SBI.

Questionada sobre a possibilidade técnica de manipulação do vírus, Gisele Gosuen explicou que diante dos avanços tecnológicos é, sim, viável alterar o sequenciamento genético de organismos acelulares, mas ressaltou que a teoria defendia pelo francês Luc Montagnier não apresenta argumentos sólidos até o momento.

“Qualquer vírus pode ser modificado em laboratório. No entanto, acho muito improvável que esteja relacionado a alguma mudança feita em laboratório. Até mesmo por conta dos hábitos dos chineses, que por causa da guerra passaram a consumir bichos como morcegos, por exemplo. É muito mais provável que seja uma mutação natural”, completou.

Entenda

Em entrevista ao podcast Pourquoi Docteur? (Por que, doutor?, em português), o francês Luc Montagnier, vencedor do Nobel de Medicina de 2008, afirma que o coronavírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, foi criado em um laboratório de Wuhan, na China. “A história de que ele surgiu em um mercado de peixes é lenda”, diz.

Premiado em 2008 com o Nobel pela descoberta do vírus HIV nos anos 1980, Montagnier disse que o laboratório da cidade de Wuhan se especializou nesse tipo coronavírus desde o início dos anos 2000 e, apesar de ser um local de alta segurança, teria deixado escapar a nova cepa do vírus.

O professor, que diz ter analisado a sequência do vírus com seu colega matemático Jean-Claude Perrez, afirma que pesquisadores indianos já haviam tentado publicar um estudo completo mostrando que o SARS-CoV-2 possui sequências do HIV, o vírus causador da aids.

FONTER7
Artigo anteriorInep vai garantir isenção do Enem a quem perdeu prazo
Próximo artigoPreços da gasolina, diesel e etanol baixaram mais de 10% em 2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui