No momento em que muitos municípios do país, inclusive do território do Semiárido Nordeste II, começam a flexibilizar normas de isolamento social e a própria população volta a circular em abundância pelas ruas, o diretor médico do Hospital Geral Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, Dr. Carlos Domini, publicou um texto em suas redes sociais, pedindo às pessoas que mantenham as medidas comportamentais de prevenção à Covid-19.
Na publicação, em que aparece com uma máscara, Carlos Domini faz questão de ressaltar que a propagação do vírus não acabou e traz o exemplo da cidade de Serrinha, situada já no Nordeste Baiano e cuja transmissão da Covid-19 chegou ao nível comunitário, situação configurada quando não há mais como identificar a origem da contaminação.
O diretor da unidade é ainda mais enfático no texto, quando diz que o surto de coronavírus no território “nem começou ainda”. Carlos Domini também fala em “batalha” para propiciar condições à região de enfrentar o Covid-19, a quem chama de “inimigo”.
Confira o texto completo, a seguir:
Não, não acabou. Para aqueles que pensam que está tudo acabado, não está! Nem começou ainda: O sul da Bahia começa a apresentar surtos de COVID, em Serrinha é oficialmente comunitário. O vírus se impõe. Os mais expostos invariavelmente adoecerão. Sigo na batalha: pesquisa no campo científico para contribuir para o tratamento; na estruturação da região, para estar preparada para o enfrentamento; e na linha de frente com o inimigo, nos entrincheirando para a guerra. Porém, nenhum dos nossos esforços será efetivo se você não fizer sua parte ficando em casa, evitando procurar o hospital para casos de menos gravidade. COVID mata crianças, adultos e idosos, com ou sem comorbidades. A COVID é transmitida de pessoa para pessoa. A única forma de evitar se contagiar é evitar contato com pessoas! Fique em casa e evite hospitais por problemas menores!
Drº Carlos Domini, diretor médico do Hospital Geral Santa Tereza
O Hospital Geral Santa Tereza atende a população de 15 municípios circunvizinhos, o que compreende cerca de 400 mil habitantes, oferecendo serviços de saúde de média e alta complexidade.