O governo do Estado deverá disponibilizar uma estrutura com 2.418 leitos de referência para a coronavírus (Covid-19), entre clínicos e UTIs, adultos e pediátricos, que está sendo montada para o atendimento de baianos infectados pelo vírus.
O município com maior número de vagas é Salvador, com 1.399 leitos. A capital baiana é a que mais registrou casos de infectados pela doença em todo o estado. Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia, divulgado ontem (17), a capital já chegava a 540 confirmações, o que representa mais de 60% dos pacientes de covid-19 do estado, além de registrar 18 mortes.
Nos demais municípios, há 1.019 leitos de referência. O segundo com maior número de vagas é Lauro de Freitas, que terá 301, e Feira de Santana, com 140. A lista completa de cidades e unidades de referência está disponível no site www.saude.ba.gov.br/coronavirus.
Além disso, o governo deve disponibilizar 285 leitos para atender pacientes de baixa complexidade, que não tenham coronavírus. As unidades localizadas na capital baiana e São Félix são fundamentais para absorver os pacientes dos hospitais gerais. Essas vagas só receberão pacientes regulados pela Central Estadual de Regulação.
Segundo o governador Rui Costa, o Estado também aguarda a chegada de novos equipamentos. “Estamos aguardando que os respiradores que compramos no exterior cheguem no Brasil para reforçar a estrutura que montamos. Nós mudamos a rota de entrega dessas compras para evitar a passagem pelos Estados Unidos e outros países que possam sequestrar esses equipamentos. Temos previsão de chegada já na próxima semana”, disse.