Um estudo feito por especialistas chineses e publicado nesta quarta-feira, 15, na “Nature Medicine” revela que aproximadamente metade das transmissões da covid-19 ocorre antes de os sintomas da doença surgirem. Ou seja, quando a pessoa infectada ainda não sabe que está doente.

Por isso, recomendam os cientistas, as medidas de controle e prevenção da infecção devem ser ajustadas a essa realidade. Não adianta, por exemplo, que apenas os doentes sejam postos em isolamento. Pessoas aparentemente saudáveis também devem cumprir as medidas de quarentena e distanciamento social.

Os pesquisadores usaram informações sobre os padrões de disseminação viral no organismo de 94 pacientes com a covid-19 e também dados do perfil infeccioso da doença em 77 pares de pessoas, formados pelas infectadas e pelas que passaram o vírus para elas.

Em amostras da garganta, os cientistas observaram que a maior carga viral ocorre no momento em que os primeiros sintomas surgem. A partir dessa informação, eles inferiram que o ápice da capacidade de transmissão do vírus é, justamente, antes dos primeiros sintomas.

FONTEexame.
Artigo anteriorCasal morre após caminhão capotar na BR-101
Próximo artigoRibeira do Pombal volta a abrir o comércio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui