Um grupo com de 313 candidatos aprovados no último concurso da Polícia Civil da Bahia de 2018 esperam pela nomeação pelo governador Rui Costa (PT). O último concurso teve início em 18 de janeiro de 2018, disponibilizando 1.000 vagas previstas no edital, sendo que apenas cerca de 30% dos candidatos conseguiram concluir todas as fases.
Em fevereiro, deste ano, o concurso foi suspenso por decisão judicial após ação ajuizada por um candidato. Essa decisão impediu o governador de nomear os novos policiais civis. Contudo, a decisão foi derrubada pelo Tribunal de Justiça da Bahia.
Em nota divulgada para imprensa o grupo se manifesta para que o governador possa convocar os candidatos aprovados como modo também de contribuição diante de dificuldades de escala devido ao coronavírus.
“Assim sendo, não existe mais óbice para que o governador nomeie os novos policiais civis, uma vez que o déficit de servidores é muito alto e diante da forte crise que o Estado da Bahia vem enfrentando, devido a propagação do COVID-19, é mais do que urgente a nomeação dos novos servidores que estão prontos para reforçar a segurança pública no Estado. Se não bastasse, nos próximos dias muitos policiais irão se afastar do trabalho por estarem enquadrados no grupo de risco por vulneráveis a COVID-19, aumentando o déficit de policiais”, diz nota.