A paraquedista mais velha do mundo, Aida Gemaque Mendes, mais conhecida como Vovó Iaiá, de 110 anos, morreu nesta quinta-feira, 9, no estado do Macapá, vítima de uma parada cardiorrespiratória. Ela estava internada desde 31 de março, por conta de um acidente doméstico que causou a fratura de um dos fêmures.
Vovó Iaiá ficou conhecida por quebrar o recorde mundial da pessoa mais velha a saltar de paraquedas, fato ocorrido em 2010, quando ela tinha 100 anos. A última vez que ela praticou o esporte foi em 2015, quando superou a própria marca anterior.
Se engana quem pensa que o paraquedismo foi o único recorde quebrado pela idosa. Durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, aos 106 anos, ela se tornou a pessoa mais velha a carregar a Tocha Olímpica, ficando responsável por acender a pira olímpica, durante o percurso no Macapá.
O sepultamento de Aida ocorreu nesta tarde, no cemitério São José, onde estão enterrados seus pais. Ela deixa cinco filhos, 12 netos, 13 bisnetos, 12 tataranetos.