Referência nas ações de controle ao Coronavírus ao redor do mundo, a Coréia do Sul realizou menos testes do que o Brasil. A informação veio em coletiva nesta quinta-feira, 9, do Ministério da Saúde. Ao todo, foram 480 mil testes brasileiros contra 450 mil do país asiático.
“Qual é o país que é exemplo? A Coréia do Sul não chegou a fazer 500 mil testes […]Tudo que se diz da Coréia é que ela testou, testou, testou. A Coréia testou 450 mil pessoas. Nós vamos fazer muito mais”, declarou o secretário executivo de saúde, João Gabbardo dos Reis.
De acordo com o secretário, é importante ter noção da proporção dos países para poder realizar qualquer tipo de comparativo. Para ele, o trabalho que tem sido feito pelos órgãos de saúde brasileiros precisam ser exaltados.
“Eu acho que antes de criticar sempre é legal é comparar com os demais. A questão do teste é extremamente complexa. E acho que o que o Ministério da Saúde tem conseguido, em comparação aos outros países, é motivo de satisfação para nós”, afirmou.
Segundo dados das redes pública e privada computados pelo Ministério, o Brasil havia realizado até esta terça, 7, cerca de 63 mil testes para diagnóstico de novo coronavírus. Dentre estes, cerca de 13,7 mil haviam confirmado a doença.
A meta para o governo é ampliar ainda mais esse número de testes. Atualmente, são realizados cerca de 6,7 mil exames, o intuito é que essa estatística salte para em torno de 30 mil. No cenário ideal, o ministério quer chegar a 3 milhões de testes feitos em 180 dias.