A Assembleia Geral da Pro League, que reúne os 24 clubes profissionais de futebol da Bélgica, adiou em nove dias a decisão sobre um provável encerramento antecipado da temporada no país, anunciou a entidade nesta quinta-feira em comunicado.
O conselho de administração da Pro League havia recomendado em 25 de março encerrar os campeonatos da primeira e segunda divisões, uma opção considerada “prematura” e “injustificada” pela Uefa, que ameaçou deixar os clubes belgas de fora das competições europeias na próxima temporada.
– Depois da recomendação emitida pelo conselho de administração em 25 de março, e com o objetivo de comunicar ao conjunto de clubes sobre a crise de saúde e suas consequências, uma Assembleia Geral acontecerá em 24 de abril – explicou a Pro League.
Brugge seria o campeão belga se a temporada acabasse hoje — Foto: Reuters
Inicialmente, a Assembleia estava prevista para 15 de abril. Os motivos do adiamento em nove dias não foram informados, mas poderiam ser motivados por negociações em andamento entre a Federação Belga de Futebol (Urbsfa) e a Uefa.
A proposta do conselho de administração da Pro League deverá ser apresentada ao comitê executivo da Uefa. A Urbsfa apresentará à entidade europeia suas “recomendações de encerrar o campeonato”.
Mehdi Bayat, presidente da Urbsfa, afirmou no último sábado que uma “solução construtiva” estava sendo analisada com a Uefa.
Em caso de encerramento da temporada, o atual líder do Campeonato Belga, o Brugge, será proclamado campeão nacional.