A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que, a pedido da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe, a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó passará de 1.100 metros cúbicos por segundo para 1.300 metros cúbicos por segundo.

 

Essa medida, segundo a Secretaria, é importante para melhorar a qualidade da água do rio e possibilitar a normalização do abastecimento de água potável para consumo humano, tendo em vista que as chuvas na região e, principalmente, a cheia do Rio Ipanema, causaram alto teor de turbidez (sedimentos argilosos) da água no Baixo São Francisco, prejudicando algumas captações de água.

 

A vazão de 1.300 metros cúbicos por segundo começa a ser praticada hoje, dia 05/04, e permanecerá até novo comunicado.

 

A Chesf já informou a todas as entidades cadastradas, como prefeituras e defesas civis do Estado e municípios da Região.

 

A depender das condições de necessidade energética, a vazão de Xingó pode ser ampliada dos 1.300 metros cúbicos por segundo. Dessa forma, é fundamental deixar livre o espaço por onde o rio passa historicamente (calha do rio).

 

FONTEOzildo Alves
Artigo anteriorMorre a terceira vítima do acidente entre duas motos na BA-210 em Paulo Afonso; todos moravam no BTN
Próximo artigoSeis mil pés de maconha são erradicados em Abaré-BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui