O Ministério da Saúde publicou portaria que determina o cadastro de profissionais de 14 categorias da área de saúde que vão ser submetidos a capacitação, em caráter emergencial, para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) no combate ao novo coronavírus.
Além de médicos, a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (2) convoca: pisicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais e até veterinários (veja lista completa abaixo).
De acordo com o Ministério da Sáude, os profissionais poderão ser requisitados por estados, municípios ou Distrito Federal para atuar na assistência aos usuários do SUS. A portaria, no entanto, não especifica qual o tipo de assistência será prestada.
Ainda de acordo com a publicação, os profissionais da área de saúde devem obrigatoriamente preencher um cadastro no site do Ministério da Saúde. Ao fim do processo, o inscrito receberá um link para realizar um curso de capacitação à distância, que segue os protocolos oficiais combate ao coronavírus aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (Coes).
O profissional que não finalizar o cadastro e concluir o curso de capacitação será reportado ao conselho federal de cada categoria.
Confira as categorias convocadas:
Serviço social
Biologia
Biomedicina
Educação física
Enfermagem
Farmácia
Fisioterapia
Terapia ocupacional
Fonoaudiologia
Medicina
Medicina veterinária
Nutrição
Odontologia
Psicologia
Técnicos em radiologia